ChagasLeish 2025


Comemoramos, neste ano de 2025, quarenta anos de uma das reuniões científicas mais importantes e tradicionais do país: a Reunião sobre Pesquisa Aplicada em doença de Chagas. Importantes discussões sobre a biologia do parasito e de triatomíneos, manejo clínico-laboratorial e terapêutico, descrição clínica dos pacientes, controle epidemiológico e imunopatogenia têm ocorrido nesta reunião, iniciada há 40 anos por inciativa de cientistas ilustres como Aluízio Prata, Prof. Coura, João Carlos Pinto Dias, Edson Reis Lopes, Prof. Chapadeiro e muitos outros na cidade de Araxá e, subsequentemente, em Uberaba. Há vinte e oito anos, a Reunião sobre Pesquisa Aplicada em leishmanioses se associou à Reunião Pesquisa Aplicada em doença de Chagas, trazendo contribuições relevantes para o estudo dessas doenças negligenciadas em nosso meio. A comunidade científica brasileira, neste encontro, carinhosamente chamado CHAGASLEISH, tem contribuído significativamente para o avanço do conhecimento sobre as leishmanioses (tegumentar e visceral) e a doença de Chagas, em diversas áreas.

O CHAGASLEISH, na última década, passou a acompanhar os congressos da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT) e, neste ano de 2025, ocorrerá como um congresso satélite que antecederá o 60º Congresso MEDTROP a ser realizado nos dias 31/10 a 02/11 de 2025, em João Pessoa - Paraíba.

O objetivo das Reuniões será discutir diferentes aspectos relativos a essas duas endemias, visando ampliar o conhecimento e buscar soluções aplicadas para estes importantes problemas de saúde pública. Nesse sentido, o tema do CHAGASLEISH-2025 será "Do Diagnóstico à Saúde Ambiental: o Papel Chave para Vigilância e Assistência." Imbuídos deste espírito científico, discutiremos, entre diversos temas, como as pesquisas translacional e clínica na doença de Chagas e nas leishmanioses podem mitigar e ajudar a enfrentar problemas atuais impostos pelas mudanças climáticas e insegurança alimentar, fortalecendo a vigilância e assistência nos territórios e nas fronteiras. Além disso, esses e outros temas de interesse nacional e internacional promoverão colaborações cada vez mais estreitas entre pesquisadores das áreas da pesquisa básica, clínica, e biotecnológica com os serviços de saúde, ampliando o intercâmbio científico e possibilitando a transferência de tecnologias. Isso facilitará a disseminação do conhecimento e fortalecerá o combate a essas endemias. O CHAGASLEISH-2025 terá abrangência internacional, contando com diversos palestrantes e congressistas estrangeiros em especial pesquisadores da América Latina e do Caribe. Considerando os desafios enfrentados na atualidade, como mudanças do clima, catástrofes ambientais, incêndios florestais, conflitos territoriais, insegurança alimentar, dentre outros, propomos discutir como integrar os avanços científicos conquistados do Diagnóstico à Saúde Ambiental, às ações de Vigilância e Assistência na doença de Chagas e nas leishmanioses no Brasil e na América Latina e Caribe. Por sua natureza multidisciplinar, o evento está voltado para profissionais da área de saúde, especialmente do serviço público, além de pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, bem como profissionais da iniciativa privada. Neste ano, com o apoio do Ministério da Saúde do Brasil, queremos estimular a participação no CHAGASLEISH dos delgados das Secretarias Estaduais da Saúde (SES), Secretarias Municipais de Saúde (SMS), dos Laboratórios Central dos Estados (LACENs) e Laboratórios de Fronteira (LAFRONs) e dos Laboratórios e Centros de Referências em doenças de Chagas e leishmanioses do Brasil. Essa participação será incentivada por meio de oficinas técnicas de trabalho, nos cursos, mesas redondas e discussões, promovendo uma interlocução significativa com a comunidade cientifica e o serviço na ponta da saúde pública. Com isso, o encontro também irá contribuir para a formulação de mudanças nas diretrizes que orientam as políticas de saúde pública dessas duas importantes doenças negligenciadas no Brasil, América Latina e no Mundo.

Te aguardamos em João Pessoa na Paraíba!

Bem-vindos ao CHAGASLEISH-2025!!!

Prof. Dr. Alexandre Barbosa Reis
Coordenador Geral do CHAGASLEISH-2025

Dra. Vanessa Peruhype Magalhães Pascoal
Coordenadora da área de Leishmanioses

Prof. Dra. Juliana de Assis Silva Gomes Estanislau
Coordenadora da área de doença de Chagas